11 outubro, 2013

Morre o pastor João Lundgren, pioneiro das Assembleias de Deus no Brasil

Nascido em 1926 ele dedicou toda a sua vida à Obra, acompanhando os primeiros missionários da igreja no Brasil e implantando novas igrejas
A CPAD comunicou nesta quinta-feira (10) o falecimento do pastor Ruben Johannes Lundgren, da Assembleia de Deus em Caxias do Sul (RS). Mais conhecido como João Lundgren, o pastor estava com 87 anos e a causa da morte não foi anunciada.
Ruben nasceu na cidade de Santos (SP) quando seu pai, Simon Lundgren, havia assumido a igreja da cidade substituindo o missionário Daniel Berg que voltou para a Suécia para passar por um tratamento de saúde.
Sua vida sempre esteve ligada à igreja, aos 8 anos ele resolveu aceitar Jesus como único salvador, dois anos depois ele entra para a primeira banda musical da Assembleia de Deus de São Paulo tocando instrumentos de sopro ao lado de seu irmão Simon Rube e sob coordenação do missionário norueguês Jahn Sörheim.
Ao longo de sua vida ele passou por muitos cargos dentro da igreja, servindo como secretário do pastor Samuel Nyström na década de 1940 quando o missionário sueco dirigia a igreja de São Cristóvão (RJ), se tornando o maestro da orquestra da AD em Curitiba em 1945, foi consagrado a evangelista em 1952 e em 1954 foi ordenado a pastor.
A primeira igreja de João Lundgren assumiu foi a Assembleia de Deus em Londrina (PR) até que com a morte do missionário Nels Nelson, em 1963, ele foi enviado pela Igreja Filadélfia de Estocolmo (Suécia) para substituí-lo na igreja de Porto Alegre (RS).
Três anos mais tarde o pastor João foi para a cidade de Caxias do Sul (RS) assumir a igreja e com sua família, a esposa Maria de Lourdes Malinoski e seus quatro filhos realizaram uma grande obra naquele ministério, iniciando os trabalhos da Escola Bíblia Dominical e a criação de uma orquestra.

0 comentários:

Postar um comentário